O Programa Operacional do ALGARVE – CRESC ALGARVE 2020 já mobilizou 1,65 Milhões de Euros (M€) de fundos europeus em apoio de candidaturas apresentadas pela Entidade Regional de Turismo do Algarve (RTA).
Estes apoios visam promover a internacionalização de pequenas e médias empresas (PME’s), a valorização do património cultural e natural, a capacitação institucional integrada em parcerias setoriais e territoriais, a formação de trabalhadores e a promoção das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) na administração e serviços públicos.
Atualmente, encontram-se ainda em execução seis dessas candidaturas, representando um investimento global de 1,36 M€ e um apoio de 0,89 M€ de fundos europeus, provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Fundo Social Europeu (FSE).
Destacam-se os projetos ALGARVE CRAFT & FOOD – Criar | Experimentar | Internacionalizar que tem como objetivo estimular o desenvolvimento e a internacionalização das indústrias culturais e criativas baseadas no artesanato e produtos agroalimentares locais do Algarve; INTERNACIONALIZAR+ALGARVE 2.0 TURISMO que visa potenciar a internacionalização das PME's da região do Algarve, enquadradas no domínio da RIS3 ALGARVE Turismo; INTERNACIONALIZAÇÃO DA ALGARVE TECH HUB para potenciar a internacionalização das empresas e entidades do sistema de I&I do setor tecnológico do Algarve, promovido pela Algarve Evolution, em parceria com a Universidade do Algarve, a ATA e a RTA; ALGARVE COOKING VACATIONS, projeto de criação e promoção de novas rotas turísticas centradas na gastronomia e vinhos da região; capacitação dos trabalhadores da Região de Turismo do Algarve, promovendo a formação especifica e direcionada em áreas como a inovação ou a tecnologia digital.
Foram já concluídas, tendo beneficiado de um montante global de apoios de 0,76 M€ e representado um investimento total aproximado de 1,2 M€, as seguintes candidaturas:
– Internacionalização do destino turístico Algarve em Espanha através da implementação de ações de promoção, com incidência nos principais produtos turísticos identificados no Plano de Marketing Estratégico para o Turismo do Algarve.
– ALGARVE NATURAL que contemplou as seguintes ações: Algarve Nature Week; Campanha de sensibilização destinada à população local, empresas do setor e turistas, com enfoque na preservação e correta fruição do património natural da região, visitas educacionais a locais de património natural, e Materiais de comunicação no âmbito do turismo de natureza.
– O projeto MIT_Algarve que incidiu na criação de um centro de dados, e respetivos recursos tecnológicos, para reforçar a estrutura da entidade, permitindo-lhe maior robustez na disponibilização de informação, permitindo dar cobertura ao funcionamento dos 21 Postos de Turismo existentes na região, ampliando a capacidade de resposta da RTA, dotando-a de uma infraestrutura que possa dar suporte a novas soluções para interação com o seu público-alvo.
– Com objetivo central da operação é reforçar a presença online do Algarve, o projeto ALGARVE ONLINE, alinhando-se com a estratégia preconizada pelo Turismo de Portugal no Plano Estratégico Nacional do Turismo e na estratégia regional definida no Plano de Marketing Estratégico para o Turismo do Algarve 2014-2018.
Consulte AQUI estes e outros projetos aprovados, no âmbito do Programa Operacional do Algarve – CRESC ALGARVE 2020, com o apoio dos fundos da União Europeia.