Fazer melhor o que fazemos bem e fazer com o "velho" novo. É o desafio lançado à região durante o próximo quadro comunitário no contexto da articulação das empresas com o conhecimento e a Investigação e Desenvolvimento Tecnológico.
Com o objetivo de preparar o ambiente de inovação e de relação entre setores e empresas, para o aparecimento de projetos vencedores no próximo quadro, o CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, estimulado pelo PO Algarve 21 apresenta amanhã, dia 16 de outubro, na Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas, o projeto “InterSetor – Promoção da Variedade Relacionada no Algarve”.
Inscrições no Seminário aqui.
O “InterSetor” tem como objetivo central promover a variedade relacionada ( articulação virtuosa entre setores) no tecido económico da região do Algarve, incorporando os princípios da Estratégia de Desenvolvimento Inteligente para o Algarve (RIS 3), definida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve para o próximo período de programação dos fundos comunitários (2014-2020).
No âmbito deste projeto, está prevista a organização de uma série de atividades. Já em novembro deste ano, serão promovidos 16 workshops, um por cada concelho da região, com vista à criação de redes de cooperação.
Estes workshops têm como destinatários empresas dos setores do Mar, Turismo, TIC, Ciências da Vida e da Saúde, Agroalimentar e Energia; autarquias; associações empresariais e de desenvolvimento local; entre outros agentes da envolvente empresarial.
Ainda para este ano, está agendada a INOVA 2015 – Conferência e Feira de Variedade Relacionada -, que se realizará no dia 10 de dezembro com o intuito de identificar oportunidades de financiamento, parcerias e projetos.
Em janeiro de 2015, decorre um período de amadurecimento e seleção dos projetos. A fase seguinte acontece de fevereiro a abril, com a preparação, submissão e acompanhamento de candidaturas ao CRESC ALGARVE 2020.
Todos os pormenores sobre este projeto financiado pelo Programa Operacional Regional (PO Algarve 21), através do Sistema de Incentivos às Ações Coletivas ( SIAC), podem ser conhecidos no seminário desta quinta-feira.