Terceiro Setor debate Economia e Inovação Social em Faro

O desemprego (sobretudo o jovem) e a falta de alinhamento das parcerias são as principais necessidades sociais do Algarve, referiu Nuno Frazão da IES  uma escola de negócios focada na Inovação e Empreendedorismo Social que está a desenvolver um processo de mapeamento de iniciativas e boas práticas de Economia Social na Região. Por outro lado, «em termos de potencialidades, constata-se que o Algarve apresenta uma grande capacidade de criar associações, organismos e novos projetos de qualidade»,  destacou ainda Nuno Frazão durante o Seminário sobre o tema que decorreu ontem, 3 de fevereiro no Auditório da CCDR Algarve, em Faro.

Perante uma sala repleta, a iniciativa teve por objectivo sensibilizar os stakolders (Estado, Empresas privadas e Terceiro sector) para as oportunidades de financiamento de projetos na área da Economia e Inovação Social nomeadamente as proporcionadas pelo CRESC Algarve 2020, o Programa Operacional Regional do Algarve para o período 2014-2020, cujo lançamento está previsto para 18 de fevereiro.

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Algarve, David Santos  na abertura do Seminário salientou que a entidade a que preside tem por missão dinamizar e promover as políticas públicas que contribuam para o incremento da competitividade da economia e do social e lançou o desafio aos presentes que apresentem projetos  inovadores e sustentáveis  na educação, saúde, combate à pobreza e em muitos outros setores.

Maior envolvimento, melhores associações e cooperativas e mais empenho são as coordenadas base, salientou David Santos.

Refira-se que a economia social à escala global apresenta um crescimento exponencial. Neste momento há 10 milhões de novos empreendedores sociais por ano, concluíram os especialistas do IES -  Social Business School.

A documentação da sessão pode consultada nos seguintes sítios:

Estudos de Caso em Vídeo IES-SBS - https://vimeo.com/iessbs/channels
Livro MIES - http://issuu.com/ipav/docs/livromies   
Site MIES - http://www.mies.pt/index.php/pt/ 
Estudos de Caso em Vídeo MIES - http://tv.mies.pt/ 
Mapa MIES - http://map.mies.pt/