Poiares Maduro visitou boas práticas de Inovação Social no Algarve

O Ministro - adjunto do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, deslocou-se esta manhã, dia 9 de setembro ao Algarve para dar início ao primeiro de dois dias do Roteiro nacional do Programa de “Inovação Social”.

O objetivo desta deslocação foi conhecer “boas práticas” na área da inovação e do empreendedorismo social, em curso.

O programa incluiu a visita ao projeto de Querença onde teve oportunidade de assistir à apresentação das iniciativas:Barra Energética, Associação Trail Running, Agricultura Biológica, Jardins Sustentáveis e Design Criativo.

A seguir o membro do Governo e comitiva deslocaram-se ao Centro de Apoio aos Sem Abrigo (CASA), em Faro onde assistiram à apresentação do projeto “Mercearia Solidária“, uma iniciativa num formato inovador baseado num sistema de créditos que está a proporcionar alimentação a cerca de 300 agregados familiares carenciados. O próximo passo do projeto é a informatização da gestão de stocks. Outra iniciativa em preparação é o “Teto de Abrigo”, uma rede social que pretende dar resposta ao problema de pessoas e famílias desalojadas e à actual situação de emergência de habitação.

Poiares Maduro acredita que este é o momento certo para promover o mercado da inovação social recorrendo aos fundos comunitários do PORTUGAL 2020. «Temos uma dotação disponível de 150 milhões de euros o que faz com que Portugal disponha de meios e de uma estratégia para estar na vanguarda da Inovação Social no mundo.  Os casos hoje visitados são projetos concretos que podem ser replicados e que faz sentido apoiar, comentou em Faro, o ministro. 

O périplo da “Inovação Social” prossegue com outras visitas a projetos diferenciadores no Alentejo, Centro e Norte