ALGARVE 2020 apresenta 302 projetos aprovados

A Comissão de Acompanhamento do Programa Operacional Regional do ALGARVE 2020, integrado no Acordo de Parceria do Portugal 2020, reuniu pela sétima vez a 30 de novembro, nas instalações da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), em Faro, para apresentar os resultados atualizados aos responsáveis comunitários e nacionais.

“As aprovações de candidaturas já atingem, em termos de compromissos, cerca de 24,6% da dotação total do ALGARVE 2020 (319 milhões de euros) no final de outubro”, sublinha Francisco Serra, presidente da CCDR Algarve e da autoridade de gestão, acrescentando que “especificamente no contexto do Sistema de Incentivos a Empresas, as aprovações registadas representam perto de metade da dotação programada e encontram-se aprovados 268 projetos de empresas, num total de 302 projetos aprovados”.

Esta Comissão é responsável pelo acompanhamento do desempenho do ALGARVE 2020, integrando a Agência de Desenvolvimento e Coesão (AD&C), e é composta por um conjunto alargado de atores relevantes para a região, dos quais se destacam representantes dos municípios, de instituições de ensino superior, dos parceiros económicos e sociais e da sociedade civil, incluindo do setor ambiental.

Como habitualmente, antes deste encontro, Rosaline Bernon, Desktop Officer da EU, efetuou visitas a projetos cofinanciados. Em Santa Catarina da Fonte do Bispo visitou o Hotel Rural Quinta do Marco e em Faro inteirou-se do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU).

No Algarve, estão aprovados 11 Planos de Ação de Reabilitação Urbana onde estão previstas um conjunto de operações públicas e privadas a desenvolver nas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) identificadas como prioritárias pelos Municípios.

A lista completa dos projetos aprovados no âmbito do Programa Operacional Regional encontra-se disponível em www.algarve.portugal2020.pt, onde também podem ser encontrada informação atualizada relativa aos avisos e concursos abertos.