Projetos de inovação social que contribuem para o sucesso da Educação em debate no Algarve

A importância da inovação social para a promoção do sucesso educativo esteve em destaque no passado dia 29 de março, em Lagoa, na ‘1ª Mostra de Projetos de inovação social na promoção do sucesso educativo’, que juntou diversas entidades públicas e privadas e que visou apresentar casos de sucesso nacionais e internacionais, alguns já aplicados na região do Algarve.

A iniciativa foi promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, em parceria entre a Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Algarve – CRESC ALGARVE 2020, a Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS), a DGEstE, a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e o Município de Lagoa.

O Presidente da CCDR Algarve e da Comissão Diretiva do Programa Regional do Algarve – CRESC ALGARVE 2020, José Apolinário, começou por adiantar que, apesar do “crescimento registado em número de estabelecimentos escolares (a região passou de 341 estabelecimentos em 2014 para 348 em 2021) e em número de professores (de 5648 para 6636, o que representa um crescimento superior a 15% no ensino público), persistem na região resultados escolares menos favoráveis.”

Esta iniciativa deverá constituir um ponto de partida para a elaboração de planos de ação para a promoção do sucesso educativo, nas escolas, entre escolas e entre municípios e maximizar o impacto dos Fundos Europeus do Programa Regional ALGARVE 2030 e o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no sistema educativo.

Com esta Mostra de Projetos de Inovação Social na área da Educação, financiados pelos Fundos Europeus no âmbito do Programa Regional do Algarve – CRESC ALGARVE 2020, pretendemos valorizar o bem que já se faz, esperando-se que, coletivamente, aprendamos a fazer melhor. Que seja esse o nosso compromisso para com a região, dinamizando boas práticas e mobilizando os diversos agentes educa-tivos e da comunidade, em parceria com os municípios”, adiantou José Apolinário.

ALGARVE 2030 com 3 eixos para a promoção do sucesso educativo

No âmbito do ALGARVE 2030, e tendo em vista a promoção do sucesso educativo, o responsável recordou que os apoios foram estruturados em três grandes eixos: manter o apoio à política pública na área da educação para promoção do sucesso indicativo; apoiar a emergência de planos Intermunicipais de promoção do sucesso educativo; e promover projetos de inovação social, que emerjam das escolas ou da sociedade civil, tendo em vista a melhoria das condições de aprendizagem e o sucesso educativo.

 

Foram apresentados dez projetos que foram desenvolvidos por professores, escolas, entidades privadas e pela sociedade civil, que inovaram nas metodologias de aprendizagem e que já têm resultados comprovados “e cujos impactos nas comunidades escolares muito têm contribuído para a melhoria dos resultados escolares”, reforçou José Apolinário.

 

Na sua intervenção, José Apolinário relembrou ainda os compromissos assumidos pela região no horizonte 2030, com os Fundos Europeus geridos na Região, e em alinhamento com o Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais: Reduzir para menos de 5% a taxa de abandono precoce da educação e formação (o Algarve antes da pandemia registava quase 20%); alcançar 55 % dos diplomados com o ensino secundário completo nas vias de dupla certificação (no Algarve tínhamos 40%, mas na última década não temos crescido); garantir uma percentagem de 50% dos jovens com 20 anos a frequentar o ensino superior em 2030 (a estudar no Algarve estamos nos 24,5%, quando o país já regista valores acima dos 40%); e aumentar para 60% da participação anual dos adultos em ações de aprendizagem ao longo da vida (o país ainda regista valores próximos dos 10%).

A ‘1ª Mostra de Projetos de inovação social na promoção do sucesso educativo’ contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, do Presidente da CCDR Algarve e da Comissão Diretiva do Programa Regional do Algarve – CRESC ALGARVE 2020, José Apolinário, e do Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS), Filipe Almeida.
Programa e inscrições.