CCDR Algarve vai estar presente na BTN’2019

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), a Enterprise Europe Network - Algarve e o centro de informação Europe Direct Algarve vão estar presentes na BTN'2019 – Bienal de Turismo de Natureza, uma iniciativa da Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, com o apoio dos fundos da União Europeia, no âmbito do Programa Operacional CRESC Algarve 2020.

Durante o certame, será apresentada a campanha de divulgação do sítio na Internet www.autocaravanalgarve.com promovida pelo Turismo do Algarve com o apoio da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, e a aplicação informática para dispositivos móveis desenvolvida em paralelo, os quais se destinam a promover a região e apoiar a prática do autocaravanismo no Algarve.

Na sequência do Protocolo de Colaboração – Autocaravanismo (assinado pela CCDR Algarve, AMAL, Região de Turismo Algarve e Associação de Turismo do Algarve), a CCDR Algarve estruturou e implementou em dezembro de 2015 a Rede de Apoio ao Autocaravanismo da Região do Algarve (RAARA), que inclui os Parques de Campismo e de Caravanismo (PCC), os Parques de Campismo Rural (PCR) e as Áreas de Serviço para Autocaravanas (ASA), devidamente licenciados pelas entidades competentes e que envolve atualmente três dezenas de espaços em treze municípios.

Ainda no domínio das infraestruturas de apoio ao autocaravanismo e ao desenvolvimento rural, durante a BTN’2019, a associação In Loco procederá á apresentação da ROTA SERRANA, uma importante vertente da RAARA localizada nos territórios de baixa densidade do interior da região e desenvolvida em parceria com a CCDR Algarve e com os municípios de Alcoutim, Tavira, São Brás de Alportel, Loulé, Silves, Monchique e Aljezur, no contexto do PADRE – Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Recursos Endógenos.

Encontros empresariais potenciados pela EEN Algarve

Sediada na CCDR Algarve, a Enterprise Europe Network – Algarve (EEN Algarve) é a responsável pela dinamização do evento internacional de reuniões empresariais, previamente agendadas na plataforma digital, a realizar em espaço reservado na BTN’2019.

O objetivo principal é ajudar as empresas a encontrar parceiros locais, nacionais e estrangeiros, através da discussão de propostas de cooperação e com a assistência de técnicos da CCDR Algarve/Enterprise Europe Network e da Vicentina.

As reuniões presenciais pré-organizadas são uma forma rápida e fácil de apresentar a oferta de cada empresa a parceiros em potencial e a novos mercados.

O registo no encontro e a marcação de reuniões decorre até final do dia 21 de fevereiro, após o que cada participante terá disponível uma agenda personalizada de reuniões.

Voluntariado e Eleições Europeias marcam presença do CIED ALGARVE

Por sua vez, a participação do Centro Europe Direct Algarve (CIED Algarve), rede de informação europeia aos cidadãos hospedada na CCDR Algarve - pretende trazer a dimensão europeia de modo mais evidente à edição de 2019 da BTN, através de: um espaço expositivo próprio, dedicado às Eleições Europeias com informação sobre às prioridades e iniciativas europeias relevantes sobretudo para a problemática do Turismo de Natureza.

Na área das Oficinas do Conhecimento, a CCDR Algarve e os organismos de informação europeia dinamizam três sessões. Sobre matérias tão diversas como cicloturismo, voluntariado ambiental e turismo científico.

O EEN Algarve promove uma Oficina de Conhecimento sobre Ecopistas (23 de fevereiro, 11h45 – 13h15), na qual Filipe Beja, da Infraestruturas de Portugal Património, orientará uma oficina sobre o conceito de ecopista, também chamados “corredores verdes” para a prática do cicloturismo e de caminhadas.

Tem como objetivo apresentar o plano nacional, a estratégia e modelo de contratação de ecopistas, bem como exemplos de reabilitação de património ferroviário, histórico e cultural e oportunidades de desenvolvimento local através deste tipo de estruturas, durante a qual fará ainda uma referência à complementaridade com o projeto EuroVelo.

A oficina na área Atividades de Turismo de Natureza (23 de fevereiro, 16h - 17h30), terá como título Voluntariado para a Natureza – Experiências regionais e o Corpo Europeu de Solidariedade. Será mentorada pelo CIED Algarve e terá a participação da Agência portuguesa do Ambiente – Administração Regional Hidrográfica do Algarve e do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

Serão apresentados duas experiências regionais: Voluntariado para a floresta e Voluntariado Ambiental para a Água e duas iniciativas europeias ativas também na região: Life Escapes e Corpo Europeu de Solidariedade.

O papel dos municípios e regiões da UE na definição das prioridades em matéria de ambiente, energia e clima para 2019, a desejada transição da Europa para as energias limpas, a pobreza energética, as alterações climáticas e a aplicação do Acordo de Paris bem como a proteção do ambiente e da biodiversidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), enquanto roteiro transetorial para alcançar um futuro melhor e mais sustentável à escala mundial no horizonte de 2030, são a um tempo quadro legal e inspiração desta oficina.

Por último, numa parceria com a Faculdade de Ciência e Tenologia da Universidade do Algarve, Ricardo Canas, Chefe da Divisão de Avaliação Ambiental da CCDR Algarve apresenta uma oficina sobre Património Natural e Cultural do Algarve (24 de fevereiro, 14h15 – 15h45), onde apresentará a flora e vegetação dos Sítios Classificados da Rocha da Pena e da Fonte Benémola, consideradas internacionalmente como comunidades vegetais e espécies de especial interesse para turismo científico.