Algarve aposta na qualificação de jovens para o setor turístico

Ao longo do atual Quadro Financeiro Plurianual (2014 a 2021), os fundos europeus geridos pelo Programa Operacional do Algarve - CRESC ALGARVE 2020 constituíram-se como importante instrumento de promoção da qualificação de jovens profissionais para o setor turístico na Região.

Os números da realização são os seguintes: 38 Cursos de Especialização Tecnológica, ministrados pelas Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal foram apoiados, envolvendo largas centenas de formadores e mais de 56 mil horas de formação ministradas, permitindo a qualificação profissional e pós-secundária a cerca de 800 jovens.

O montante do investimento total foi superior a 5,8 Milhões de Euros (M€), ascendendo o financiamento pelo Fundo Social Europeu (FSE) a quase 4 Milhões de Euros.

Esta aposta, que visa suprir a necessidade de quadros intermédios necessários à melhoria da competitividade das empresas e da economia regional, constituiu, para os jovens, uma oportunidade de melhoria da qualificação, de atualização e/ou especialização em atividades com elevado potencial de emprego, habilitando-os a uma inserção mais qualificada no mercado de trabalho.

Este investimento encontra-se ainda alinhado com o Plano de Ação “Reativar o Turismo - Construir Futuro”, instrumento privilegiado para o relançamento pós-Covid do Turismo, integrando o Programa de Captação de Talento para o setor estratégico da economia regional do Algarve.

Consulte AQUI estes e outros projetos aprovados, no âmbito do Programa Operacional do Algarve – CRESC ALGARVE 2020, com o apoio dos fundos da União Europeia.